O Blog Gay

O Blog mais colorido de Campos. Do Casal WW...

terça-feira, 5 de julho de 2011

Ministério Público pede inquérito por crime de racismo na UFMA


Professor afirma que declarações que intimidaram aluno nigeriano foram um “mal entendido”; estudante está sem assistir a aulas

enviar por e-mail
Ministério Público pede inquérito por crime de racismo na UFMA Professor afirma que declarações que intimidaram aluno nigeriano foram um “mal entendido”; estudante está sem assistir a aulas
* campos são obrigatórios
corrigir
Ministério Público pede inquérito por crime de racismo na UFMA Professor afirma que declarações que intimidaram aluno nigeriano foram um “mal entendido”; estudante está sem assistir a aulas
* campos obrigatórios
O Ministério Público Federal do Maranhão (MPF-MA) pediu na tarde desta terça-feira à Polícia Federal a abertura de inquérito criminal para apurar denúncia de preconceito racial cometido pelo professor do departamento de Matemática da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), José Cloves Verde Saraiva. Saraiva é acusado por alunos do curso de Engenharia Química da Instituição de humilhar, em sala de aula, o aluno do 1º período do curso, Nuhu Ayuba.


A solicitação do MPF foi feita pelo procurador-chefe José Raimundo Leite Filho. No documento, o procurador-chefe também determina que seis alunos testemunhas dos possíveis atos de racismo sejam ouvidos, além do próprio José Cloves e de Nuhu Ayuba. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) também vai ser notificada para dar explicações sobre o cargo exercido pelo professor de Matemática.
Na semana passada, UFMA abriu um procedimento administrativo contra o professor para apurar essas denúncias. O aluno promete ingressar com uma ação na Justiça pelo crime de racismo. Ele pedirá também indenização por danos morais.

Foto: Wilson Lima/iG Maranhão
“Fiquei chateado e nem queria mais vê-lo (o professor) pelos corredores. Tive vergonha”, disse o nigeriano Ayuba
A polêmica entre o professor e o aluno começou há aproximadamente dois meses. Informações de colegas de turma de Nuhu Ayuba apontam que ele sempre foi alvo de comentários racistas pelo professor. Em uma das aulas, os colegas de Ayuba afirmam que o professor perguntou se ele “tinha vindo de um navio negreiro”. Em outra, o professor afirmou que Ayuba deveria “voltar para a África”, após ele tirar uma nota abaixo da média. Em uma terceira oportunidade, o professor perguntou, segundo os alunos, se Ayuba “passava o tempo dele caçando leões na Nigéria”.
Ayuba confirmou o teor dos comentários e afirmou que ficou deprimido com a forma como era tratado pelo professor e que pensou até em evitar as aulas de José Saraiva. Ayouba assiste a duas disciplinas com o professor Saraiva: cálculo vetorial e geometria analítica. “Fiquei chateado e nem queria mais vê-lo pelos corredores. Tive vergonha”, disse Ayuba.
A amigos, o aluno contou que pensou em desistir do curso. Ele está há duas semanas sem assistir Às aulas do professor Saraiba. Os dois não se encontram mais pelos corredores.
Alunos da Universidade Federal do Maranhão realizaram um abaixo-assinado pedindo providências à UFMA. Até o final da tarde desta terça-feira, 5,3 mi pessoas já haviam assinado a petição eletrônica.
Natural da Nigéria, Ayuba mora no Maranhão há aproximadamente quatro meses. Ele é um dos beneficiados com um convênio entre a universidade maranhense e o governo nigeriano. Ayuba mora em um quarto com outro africano, de Guiné Bissau, também estudante da UFMA. Ele vive com uma bolsa mensal de aproximadamente U$$ 400, mais uma assistência alimentação da própria UFMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário